sábado, 9 de junho de 2012

206. Monte da Peceguina - Alentejo - 2007

Produzido pela moderna Herdade da Malhadinha Nova, dedicada a criação de gado e vitinicultura no coração alentejano, é composto pelas castas Aragonês (50%), Alicante Bouschet (25%), Touriga Nacional (9%), Cabernet Sauvignon (8%) e Tinta Caiada (8%). A propriedade possui 20 hectares de vinhedos e capacidade de produção de 150.000 litros de vinho por ano. Na safra 2007 foram produzidas cerca de 85.000 garrafas que descansaram em carvalho francês durante 7 meses.
Este vinho comprei na Adega Franco para presentear meu grande amigo e compadre Fabiano em seu aniversário. Nós não temos uma confraria ou algo formalizado, porém sempre que temos em mãos um rótulo de mais "pedigree" procuramos compartilhar. Bebericamo com a agradável companhia do camarada Ernesto, que também está iniciando no Mundo Vitis.
Na taça apresenta cor fechada e escura com nuances de cobre envelhecido. Com halo aquoso bastante evoluído mostrou-se em sua idade máxima de consumo. Seus aromas são complexos com fruta madura, passas, chocolate amargo e algum tostado. Na boca é aveludado, equilibrado com certa cremosidade lembrando caramelo. No final uma ponta balsâmica dá o toque excêntrico ao conjunto. Este é o tipo de vinho que certamente vamos experimentar outra safra. Muito bom!

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :

Nenhum comentário:

Postar um comentário