sábado, 10 de setembro de 2011

125. Cellier du Rhône - Millésime - 2009

Parece que tomar um vinho no meio do dia, principalmente tinto, é uma espécie de ritual. Na sacada do apartamento com uma bucólica paisagem ao fundo este rótulo francês pareceu bastante apropriado. A chuva continuava, agora bem fraca e constante, bebericar um vinho e jogar conversa fora estava como a principal atividade. Já havíamos enrugado os dedos na piscina térmica durante toda a tarde e o jantar também prometia. Assim, decidimos abrir o apetite com esta garrafa.
A vinícola produtora deste rótulo é conhecida como Princess Cellier em referência ao seu passado medieval. Desde 1960 trabalha em um sistema de cooperativa na área de produção de Chateauneuf du Pape. O solo argiloso e o microclima bastante particular conferem característica muito peculiar ao vinho. Feito com 70% Grenache, 15% Mourvèdre e 15% Syrah, mosta uma bela cor rubi brilhante e intensa. Ao nariz é elegante com muita fruta madura, passas, especiarias e um toque terroso muito sutil como última nota. No paladar entrega e confirma o olfato com muita fruta, volume, taninos firmes porém com muita sedosidade. Seu final é médio e o retrogosto picante. Outro detalhe que chama muita atenção é o formato da garrafa, uma espécie de quadrilátero em sua base com inscrições do produtor em relevo logo acima do rótulo.

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :





Clique para mais detalhes e preço nas lojas on-line:

3 comentários:

  1. Vou agora degustar um Cellier du Rhône, millésime 2010. Depois comento!
    É servido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre gostei deste vinho desde que chegou no Brasil.
      No entanto, comprei um cellier du rhone 2011 e algo inunsitado ocorreu! não consegui tirar a rolha de plastico pois os abridores testados saem sem fixar-se na rolha de platico!!!....

      Excluir
  2. Ah não. pera aí? rolha plástica? aff droga, nem vou comprar mais :(

    ResponderExcluir