segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tsantali - Retsina - 2009

Esse é o típico vinho comprado por um curioso do Mundo Vitis. Dificilmente alguém trocaria seu vinho tradicional do dia a dia ou do final de semana por uma experiência imprevisível com um rótulo desconhecido. Antes de comprar esta garrafa no Carrefour por R$17 executei uma pesquisa na web. O Retsina tem seu nome protegido por uma Denominação de Origem Protegida registrada na União Européia. Assim, outros vinhos que contenham alguma resina em sua composição, também existe na Austrália, podem ser chamados de Resinados mas não de Retsina. É produzido principalmente na região central da Grécia, sendo tradicional, emblemático e muito consumido em restaurantes típicos e festivais locais. Durante o processo de vinificação são adicionadas pequenas quantidades de resina de pinheiro ao mosto. O que hoje é uma técnica de fabricação já foi uma forma de garantir longevidade ao vinho. Conta a história que as ânforas onde era armazenado tinham suas tampas vedadas com resina de pinheiro, que acabavam conferindo o aroma e sabor característico.

Este Tsantali (relembre outro rótulo deste produtor) é fabricado com as uvas Roditis e Savatiano e possui 11,5% de alcool. Chama atenção a bela cor amarelo-ouro muito brilhante. No nariz é muito discreto, sendo que inicialmente mostra notas vegetais muito contidas. Com um
pouco mais de tempo na taça é possível perceber o aroma da resina. Com sabor bastante típico apresenta algo mineral, fresco, mentolado e picante. No final de boca um certo amargor tostado de curta persistência. Sinceramente esperava mais menta. Talves toda minha leitura preliminar tenha deixado uma expectativa muito grande quanto a tipicidade deste vinho, mas de qualquer forma a experiência foi muito válida.

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :





Clique para mais detalhes e preço nas lojas on-line:

9 comentários:

  1. Esse vinho é terrível! E olha que sou bem aberto a novas experiências deste tipo. Não consegui terminar 1 taça e joguei o resto da garrafa pelo ralo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário Johnny.
    Como eu já imaginava as opiniões sobre este vinho sempre serão as mais diversas.
    Grande abraço!
    Roger - Mundo Vitis

    ResponderExcluir
  3. Este vinho me lembrou o sabor de chá, algo como erva doce ou similar.

    ResponderExcluir
  4. Sou grega moro em Curitiba, quem sabe me informar onde posso comprar vinhos do Tsantali? podem me mansar no email popi.papastefanou@hotmail.gr

    ResponderExcluir
  5. delicioso bem gelado e com frutos do mar!

    ResponderExcluir
  6. delicioso bem gelado e com frutos do mar!

    ResponderExcluir