quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aromo - Sauvignon Blanc - 2009

Fundada em 1922 a Vina el Aromo está situada no Vale del Maule (Vale Central). É a região produtora de uva mais extensa do Chile e possui grande diversidade de clima e solo, formando inúmeros terroirs diferentes. A maioria tem características de clima mediterrâneo com grandes amplitudes térmicas, com bom regime hídrico no inverno e períodos de seca no verão. Estas características acentuam o amadurecimento das uvas e ampliam a concentração de aromas e sabores. Em 1940, Don Víctor Henríquez Solar encorpora a bodega Estansan aos seus extensos vinhedos familiares. Mais de cinquenta anos depois, já com sua terceira geração, na pessoa de Manuel José Henríquez, a Aromo conquista o mercado externo. Atualmente sua produção está nas mãos femininas das enólogas Jimena Egaña e Carolina Donoso.
Possuem quatro vinhedos (El TRapiche, Santa Margarita, El Pilar e Ventolera) e duas bodegas com processos diferentes: Bodega El Trapiche, realiza a Vinificação e o processo de clareamento; e a Bodega Talca, onde são feitos os processos de estabilização, engarrafamento e colocação de rótulos. Atualmente sua capacidade de armazenamento é de 9.600.000 litros, divididos em 3.212.000 litros de tanques inox, 6.354.000 litros em tanques de cimento epoxi e 34.000 litros em barricas de carvalho americano.

Possui bela cor amarelo palha, límpido e brilhante. Formação discreta de lágrimas espaçadas e lentas. Posso estar comentendo uma heresia na análise olfativa, mas o aroma de uvas brancas maduras é inconfundível. Ao paladar é agradável e "tropical", fácil de beber. A acidez equilibrada, álcool em 13,5% e retrogosto curto frutado, fecham o excelente conjunto deste varietal 100% Sauvigon Blanc. Certamente é uma boa opção para as próximas estações (primavera e verão) que se aproximam. Por esta garrafa paguei R$21 no supermercado Mercadorama.

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :



Clique compare preços e leia mais detalhes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário